Comunicado sobre trabalho pedagógico on-line

O Colégio Alameda reitera que a equipe pedagógica segue com o trabalho ainda mais fortalecido, sempre com muita implicação, compromisso, responsabilidade e respeito a todos os atores desse processo educacional, centrado na formação integral e no desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos nossos alunos.

Considerando que os decretos oficiais mantêm a suspensão das aulas presenciais, ainda como forma eficiente de prevenção ao COVID-19, até dia 10/05/2020.

E no dia 27 de março de 2020, o Conselho Estadual de Educação validou, em sua Resolução nº27, a “aplicação das atividades curriculares nos domicílios dos estudantes, por força das medidas temporárias de enfrentamento à situação de emergência em saúde pública de importância internacional”. Essa resolução valida e dá respaldo ao trabalho que, desde o início dos decretos de isolamento social, o Colégio está propondo aos nossos alunos.

As atividades e conteúdos disponibilizados no primeiro momento, foi um reforço do que os nossos alunos vivenciaram em sala de aula e disponibilizamos também atividades extras para aprimorar a coordenação motora, realização de experiencias, exploração sensorial entre outros objetivos pensados para cada fase. Além disso, esse período nos deu tempo para estudarmos novos recursos, abordagens e metodologias, incrementando, qualificando e potencializando, cada vez mais, a aprendizagem dos alunos. Vale lembrar que o tempo disponibilizado para essa retomada foi avaliado e planejado, conforme a realidade e especificidade de cada turma.

Apresentamos, assim, um plano de trabalho pedagógico on-line, em cada segmento, que começará a partir do dia 4 de maio de 2020.Seguiremos avançando em nosso currículo, apresentando e desenvolvendo novos conteúdos, sempre com o cuidado necessário em relação à sua complexidade e ao seu peso na BNCC. Além disso, há uma atenção especial para as abordagens próprias do ensino e da aprendizagem à distância, dos recursos e suportes oferecidos e do tempo de desenvolvimento das habilidades, considerando essa modalidade.

Nessa etapa, vamos ampliar e sistematizar as interações dos alunos com os professores, tanto as assíncronas (aulas gravadas, fóruns, podcasts, grupos de WhatsApp etc.) quanto as síncronas (webconferências com os professores, lives, chats).

Para que as famílias se organizem, principalmente nas atividades síncronas (em tempo real), será agendado o horário previamente e informado os Srs. Pais via e-mail e WhatsApp, na semana que vem. A ferramenta principal será a plataforma EAD disponibilizada no próprio site do colégio, www.colegioalameda.com.br, no ícone EAD.

Somos convidados, entretanto, a uma mudança de paradigmas, pois o modelo de Ensino a Distância (EAD) possui metodologias específicas e não se trata de uma simples reprodução do formato presencial no virtual. Nesse novo contexto, o aluno deve ser desafiado a ter uma postura mais ativa em todo o processo, o que exige uma diversidade e alternância de atividades, buscando o envolvimento do estudante por meio da atenção e escuta, mas também da participação, implicação, da resolução de situações-problema, da autonomia.

Nossas professoras têm planejado com muito cuidado cada interação, considerando o contexto vivido, a faixa etária dos alunos e seu emocional nessa realidade. Por esse motivo, nossas professoras utilizam estratégias pedagógicas que estimulem o aluno a participar da construção desse conhecimento, dando significados ao que aprendeu, visando desenvolver as competências e habilidades previstas para cada conteúdo, mas com uma metodologia adequada para a modalidade on-line.

Reafirmamos nossa fé que essa situação se regularizará logo em breve, visto que o Governador informou que as escolas infantis terão prioridade no retorno de suas atividades, juntamente e gradativamente com o comércio. Renovados na fé e na esperança, desejamos estar juntos em um futuro breve, para celebrar a vida, os encontros e tudo que pudemos aprender nessa experiência.

Sabemos o quanto é desafiante o momento, tanto para as famílias e os alunos, como para as professoras e os gestores. Estamos todos nos reinventando e nos ressignificando nesse processo educacional. Para seguirmos juntos, fortalecidos e tendo clareza de nosso projeto e missão.

A Direção.
Contato: contato@colegioalameda.com.br